A sessão de abertura da Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres, que aconteceu ontem na Sala de Arte Cinema da UFBA, não poderia ter sido mais especial. A homenageada do evento, a cineasta Adélia Sampaio, esteve presente com seu longa metragem Amor Maldito. O evento, que busca valorizar, difundir e discutir o cinema brasileiro realizado por mulheres, em um espaço de trocas, diálogos, e reflexões entre público, cinéfilos e profissionais do audiovisual, acontece até o domingo 20/08.
Filme de 1984, “Amor Maldito” é um marco no cinema nacional por vários motivos. Primeiramente, por ser o primeiro longa nacional dirigido por uma mulher negra (militante, guerrilheira, maravilhosa), e por trazer em sua temática questões que são relevantes (e alarmantes) até os dias atuais: a homofobia, a lesbofobia e os embates entre religião, justiça e o livre direito de amar. Deu até pra tietar a diretora!! (foto no final do post)
Adélia Sampaio é a homenageada da mostra que trará debates, mesas e a exibição de mais de 30 filmes nacionais, entre longas e curtas metragens, com direção de mulheres. O público terá a oportunidade de conversar com as realizadores.
A programação do evento está disponível aqui!
O quê: Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres
Quando: 17/08 a 20/08 a partir das 14h30
Onde: Sala de Arte – Cinema da UFBA (PAC – Vale do Canela)
(foto de tiete):